Não manipule o dispositivo

Ligue-nos e comece a recuperar os dados: 21 330 38 54

Contacte conosco iremos guiar-lhe
passo a passo com a solução mais conveniente
para o seu caso em particular.

Conselhos

Recovery Lab. Recuperação dados disco rígidoNa Recovery Labs temos mais de dez anos a apostar para oferecer as máximas facilidades aos nossos clientes. O nosso objetivo não é apenas recuperar os dados, fotografias ou documentos de trabalho, mas também ajudar a proteger ao máximo os dispositivos e evitar assim possíveis perdas de dados.

Graças à nossa ampla experiência e conhecimento do sector da recuperação de dados, podemos oferecer-lhe uma serie de conselhos práticos e eficazes que lhe garantirão uma melhor proteção dos dados armazenados tanto em computadores de escritório como dispositivos portáteis.

Seguindo umas simples recomendações –como, por exemplo, afastar os dispositivos de armazenamento de fontes que gerem campos magnéticos ou irradiem calor ou frio, bem como manter atualizado o sistema operativo e dispor de um antivírus, entre outros conselhos-, conseguirá ampliar a vida útil dos dispositivos, bem como evitar possíveis perdas de informação.

Conselhos sobre discos rígidos

Os discos rígidos são dispositivos que exigem uma pesquisa extensa e desenvolvimento tecnológico; os fabricantes lançam os discos no mercado após árduos processos de provas, dando lugar a produtos muito elaborados e competitivos. O ciclo médio de vida de um disco rígido é de 3 anos, no entanto, 4% dos discos rígidos que se fabricam falham no primeiro ano. A seguir, indicamos uma série de recomendações para prolongar a vida dos seus discos rígidos, assim como para evitar possíveis perdas de dados.

  • Evite instalar e desinstalar programas mais do que o estritamente necessário: ao instalar certos programas ou sistemas operativos podemos causar perdas de dados. Quando instalamos algum software específico devemos verificar a segurança da sua procedência e considerar se essa ferramenta é necessária para o nosso trabalho.
  • Mantenha afastado o equipamento de fontes que gerem campos magnéticos: se situar o equipamento muito perto de campos magnéticos, pode provocar perda de dados nos dispositivos. Não apenas em discos rígidos, já que também afecta outros dispositivos como disquetes, zip, jaz etc.
  • Desligue o equipamento sempre através do sistema operativo: as estruturas lógicas e físicas do disco rígido estão desenvolvidas para serem eliminadas do sistema operativo. Reiniciar o equipamento com o botão de “reset”, ou desligá-lo mediante qualquer outra forma manual; este tipo de acções pode provocar falhas no dispositivo.
  • Desconecte o equipamento da rede eléctrica quando não estiver em uso, ou coloque limitadores de sobrecarga e estabilizadores de corrente. Mesmo com o equipamento correctamente desligado, as flutuações na tensão de alimentação podem afectar o disco rígido e produzir perda de dados.
  • Mantenha o seu equipamento afastado de fontes que radiem calor ou frio: as variações de temperatura são umas das principais causas que afectam o funcionamento do disco rígido, provocando assim a perda de dados. Os equipamentos são afectados pelos elementos e factores atmosféricos. É aconselhável situar os equipamentos em ambientes limpos e frescos.
  • Procure que o equipamento funcione na mesma posição na qual se formatou o disco rígido (Vertical ou horizontal), beneficiará o rendimento do seu dispositivo.
  • Instale um Antivírus: os vírus informáticos costumam provocar erros no sistema e podem afectar o correto funcionamento do equipamento. Atualize o seu antivírus o mais frequentemente possível. Procure analisar todos os ficheiros novos com o antivírus, independentemente da sua procedência, com especial ênfase nos ficheiros descarregados da Internet.
  • Atualize o seu sistema operativo com os últimos módulos de segurança. Mantenha-se em dia com estas atualizações já que costumam prevenir muitos problemas, relacionados com a aparição de novos vírus e a possível intrusão de “hackers”.
  • Instale um Firewall ou Corta-fogos: desta forma poderá restringir acessos não autorizados de Internet como Vírus ou “hackers”.
  • Instale um UPS (Sistema de Alimentação Ininterrupta) e conecte-o ao equipamento. Estes sistemas protegem blecautes, cortes de fornecimento ou picos de tensão, os equipamentos que estiverem conectados, administrando um fluxo de corrente eléctrica contínua durante um espaço de tempo determinado. Desta forma, é possível finalizar e salvar os programas e processos que estivessem activos evitando a perda de dados por estas causas.
  • Realize cópias de segurança: desta maneira pode liberar o disco rígido de informação e melhorar o seu rendimento.

Conselhos sobre dispositivos portáteis

Além das precauções indicadas nas outras secções, recomendamos os seguintes conselhos específicos para os dispositivos portáteis ou discos rígidos externos, com o fim de evitar  possíveis perdas de dados e danos no seu computador portátil ou disco externo.

  • Não obstrua as saídas do ar do seu computador, especialmente se o equipamento é portátil, já que permite ser usado sem cabos e nas superfícies não rígidas ou em contacto com outros objetos que tapem as saídas de ventilação. Tente manter as saídas bem ventiladas e assegure-se que os ventiladores funcionem corretamente. Uma ventilação inadequada pode causar danos irreparáveis no seu computador e no disco rígido.
  • Evite golpes e quedas: Tanto os computadores portáteis como os discos rígidos externos são muito propensos às quedas devido às condições em que são usados. É recomendável transportá-los numa funda protectora para evitar golpes e vibrações. Tenha especial cuidado ao colocar o dispositivo numa superfície para evitar o risco de que o mesmo sofra golpes o quedas.
  • Tenha especial cuidado ao utilizar outras fontes de alimentação sem serem as do seu portátil. É recomendável utilizar sempre a fornecida pelo fabricante do equipamento. Caso tenha que utilizar outra, use a recomendada pelo fabricante do dispositivo e que cumpra os requisitos do seu computador.
  • Não se esqueça de desligar os dispositivos externos de forma adequada. Ao retirar o MP3, pendrive, disco rígido externo, etc. de forma segura, evitará possíveis perdas de dados e danos no dispositivo.

Conselhos sobre a perda de dados

No caso de sofrer uma perda de dados recomendamos uma série de passos que lhe permitirão actuar de forma adequada com o fim de não agravar o problema. Em caso de dúvida, contacte com a Recovery Labs, teremos o prazer de lhe atender.

CONSELHOS ÚTEIS EM CASO DE PERDA DE DADOS

  • MANTENHA A CALMA. Quando ocorre uma possível perda de dados, o nervosismo perante o problema pode provocar que sejam tomadas decisões que podem dificultar a recuperação dos dados. Acalme-se e siga os nossos conselhos, isso ajudará a não adoptar decisões contraproducentes que afectarão no processo para recuperar os dados.
  • NÃO REINICIE O EQUIPAMENTO. Se a avaria for de caráter físico, ao reiniciar o equipamento pode agravar a perda de dados e inclusive provocar novas avarias, até o ponto de fazer inútil qualquer tentativa de recuperar os seus dados do disco rígido.
  • NÃO TRATE DE REINSTALAR O SEU SISTEMA OPERACIONAL. A princípio, a informação é recuperável até que não seja regravada. A reinstalação de programas ou do sistema operacional realiza-se sobre o próprio disco rígido, com o conseguinte risco de que se guarde parte ou inclusive a totalidade da informação que se deseja recuperar.
  • NÃO UTILIZE SOFTWARE DE RECUPERAÇÃO SE NÃO CONHECER BEM O SEU PROBLEMA. A maioria dos programas comerciais de recuperação de dados só oferece soluções a problemas muito concretos. Por isso deve assegurar-se de que o software que utiliza se ajusta ao seu problema, e que não realiza nenhum outro tipo de operações que podem resultar prejudiciais dificultando a posterior recuperação do seu disco rígido.
  • NUNCA TENTE ABRIR O DISCO RÍGIDO. Um disco rígido é um dispositivo muito complexo e delicado, só pode ser aberto por técnicos qualificados e nas condições específicas que só proporcionam as salas limpas, como a que possui a Recovery Labs no seu Laboratório.
  • LIGUE PARA NÓS E TRATAREMOS DE SOLUCIONAR O SEU PROBLEMA.