Avarias físicas

Avarias físicas na disco rígido

As avarias físicas fazem referência ao funcionamento dos componentes físicos dos nossos dispositivos, sejam mecânicos ou eletrónicos. Costumam ser as mais graves e nas quais a recuperação de dados é mais complicada, já que, na maioria dos casos, requer a entrada dos dispositivos em câmara limpa.

Geralmente este tipo de avarias identifica-se com um ruído característico, embora em ocasiões, seja precedido de um sinal de aviso do sistema. Uma falha inicial pode provocar outro tipo de avarias, por isso há dispositivos que apresentam avarias múltiplas, em muitas ocasiões provocadas pela eliminação e acesso reiterado do computador por parte do utilizador na sua tentativa de reiniciar o sistema operativo.

A seguir, indicamos as mais comuns:

  • Headcrash: é usado para denominar a avaria produzida quando as cabeças de escritura/leitura chegam a tocar a superfície dos pratos dos discos rígidos; este facto faz com que a camada magnética dos mesmos desprenda-se, tornando impossível ler ou escrever dados nesse ponto.
  • Cabeças: trata-se do conjunto de avarias localizadas nas cabeças de escritura/leitura ou de qualquer das partes que as compõem (cabeças, amplificador, flextores, bobinas). As razões podem ser várias, dependendo da localização da avaria: a acumulação de impurezas nas cabeças de leitura faz com que o mesmo perca eficiência, os golpes podem ocasionar o desprendimento das cabeças, os desajustes nas bobinas impossibilitam a leitura dos dados...
  • Motor: como outras partes do disco rígido, está formado por vários componentes (bobinas, rolamentos, eixos) e pode apresentar falhas em cada um deles. As altas temperaturas às que se submetem os dispositivos no seu funcionamento podem danificar os rolamentos, provocando ruídos e vibrações que impedem uma posição estável das cabeças de escritura/leitura, ou do mesmo modo que no caso das cabeças, os desajustes nas bobinas impossibilitam a leitura dos dados.
  • Eletrónica: as flutuações no fornecimento eléctrico que alimenta os dispositivos podem provocar avarias nos circuitos electrónicos presentes no controlador do disco. O excesso de temperatura também pode provocar falhas na eletrónica dos discos rígidos.
  • Descompensação térmica: trata-se de uma avaria que pode afetar qualquer componente do dispositivo, é produzida pelas variações de temperatura que sofrem os discos rígidos. Produz uma deformação física dos dispositivos ou de um dos seus componentes, impossibilitando um funcionamento correto.